A primeira coisa que você precisa saber é que existem alguns indicadores de desempenho que são muito importantes para sua empresa, eles têm a função de ajudar você a melhorar seu negócio.
O que é ticket médio?
Ticket médio nada mais é do que um indicador de desempenho financeiro que mostra o quanto a empresa lucrou em cada venda.
Se você quer entender a fundo como analisar essa métrica e quais estratégias traçar para aumentar o ticket médio do seu negócio online, leia o post até o final!
O uso dessa métrica financeira ajuda a identificar problemas, estabelecer metas, criar ou testar suas estratégias de vendas e de marketing, avaliar o perfil dos clientes, entre outras várias coisas que são essenciais para o sucesso e o desenvolvimento da empresa.
O resultado do ticket médio também é muito importante para que os gestores possam compreender de forma mais clara como está o desempenho e a lucratividade da empresa.
Para calcular o ticket médio da sua empresa, basta pegar o valor que sua organização fatura em um determinado período e dividir pelo número de operações de venda que você teve neste mesmo período.
Por exemplo, se sua loja de roupas fatura R$ 50.000,00 por mês e faz 500 vendas, o resultado do ticket médio seria 50.000 dividido por 500. Ou seja, seu ticket médio seria 100 reais.
Muitos gestores usam o ticket médio para saber se uma promoção ou estratégia de vendas adotada está trazendo bons resultados para a empresa.
Conhecer seu produto a fundo é ideal para aumentar seu ticket médio, porque dessa forma você será capaz de descrever todas as qualidades e as vantagens que aquele produto traz para o consumidor.
Disponibilizar o frete grátis para compras a partir de um determinado valor é uma estratégia que incentiva as pessoas a comprarem mais.
Essa estratégia já é bem comum em lojas físicas. Ela consiste em fornecer um cartão fidelidade da loja para o cliente. Por meio deste cartão, o proprietário da empresa registra a frequência de compras do cliente.
Quando a pessoa alcançar o número de compras estipulado ela ganha desconto, um brinde ou até mesmo algum produto ou serviço prestado pela loja. Isso incentiva seus clientes a se tornarem mais fiéis ao seu negócio e aumenta a credibilidade da sua marca.
Oferecer brindes para os clientes que comprarem um determinado valor em produtos (como algum produto da loja ou o direito de participar de um sorteio) também é uma estratégia muito boa para aumentar o ticket médio da sua empresa.
Essa estratégia consiste em aumentar o valor do desconto que será disponibilizado para o cliente, com base no valor da compra que ele está fazendo. Quanto mais ele comprar, maior é o desconto que ele vai receber. É o famoso “compre 2 leve 3”.
Faça uma análise sobre suas vendas e compreenda o modelo de compras do seus clientes. Baseado nisso, faça um estudo sobre o que mais pode ser recomendado em conjunto para aquele cliente na hora da compra.
Por exemplo: se o seu cliente estiver comprando uma impressora, procure oferecer também algum item ou serviço relacionado ao produto principal, como cartuchos de tintas ou pacotes de folhas A4. Isso vai incentivar o cliente a comprar mais produtos e deixá-lo ainda mais satisfeito com sua loja.
Muitos vendedores deixam de aumentar o ticket médio da empresa simplesmente porque são inseguros e não oferecem seus produtos ou serviços com preço mais elevado — muitas vezes por medo de o cliente não aceitar a opção mais cara.
Uma estratégia muito boa é oferecer ao cliente a opção com preço mais baixo e logo em seguida a opção com o preço mais elevado, buscando apresentar as características e os benefícios oferecidos pelas duas opções. Depois, deixe o cliente escolher.
Se sua empresa tiver condições e estrutura o suficiente para aumentar a variedade de produtos ou serviços oferecidos, isso pode ser uma ótima forma de aumentar seu ticket médio. Porém, vale lembrar que este aumento deve ser feito dentro do que sua organização consegue acompanhar de forma integral. Um bom planejamento é indispensável antes de aplicar essa estratégia.
Oferecer para o cliente várias formas de pagamento aumenta as chances de conversão da sua empresa. O ideal é que você ofereça opções de pagamento no cartão de débito e crédito, boleto bancário, transferência bancária, PIX, parcelas etc. Quanto mais opções de pagamento o usuário tiver, maiores serão as chances de ele comprar na sua loja.
A equipe de vendas da sua empresa deve passar por treinamentos periodicamente. Isso vai estimular os profissionais e fazer com que eles mantenham um nível de atendimento cada vez melhor.
Agora que nós já falamos sobre como fazer para aumentar o ticket médio da sua empresa, resta a você escolher quais dessas estratégias se encaixam melhor no seu modelo de negócio e colocá-las em prática.
Veja se realmente estes sistemas é para sua empresa, você não irá pagar nada por isso.
Ao enviar eu concordo com o Termos de Privacidade.
Também não gosto de SPAM e prometo manter seu endereço de e-mail seguro.